Luanda – O embaixador angolano José Andrade de Lemos apresentou, esta quinta-feira, no Palácio Presidencial Aitarak Laran, as Cartas Credenciais ao Presidente da República Democrática de Timor Leste, José Ramos Horta.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, o Presidente timorense concedeu uma audiência ao diplomata onde este reafirmou o desejo do estadista angolano, João Lourenço, estreitar as cordiais relações existentes entre os dois países.
O embaixador fez menção às reformas políticas, económicas e legislativas levadas a cabo pelo Executivo angolano, factor que tem gerado igualmente maior credibilidade às instituições públicas nacionais.
De igual modo, salientou que estas (reformas) têm propiciado um bom ambiente de negócios, favorável a todos, e que contribuem para que o país se vá firmando, cada vez mais, no xadrez político mundial como um actor internacional comprometido com a paz social, o bem-estar e prosperidade dos povos.
A cooperação entre os dois estados é suportada, essencialmente, por cinco (5) instrumentos jurídicos, para os quais o diplomata ressaltou a necessidade da sua dinamização.
A audiência durou cerca de 30 minutos, tendo o embaixador de Angola feito a entrega de uma peça artesanal e café produzido em Angola ao estadista, gesto que foi retribuído pelo Presidente José Ramos-Horta com a entrega de café produzido neste país.
À saída, o diplomata angolano deu a conhecer à imprensa que tem como prioridade o reforço das relações entre os dois povos, em especial no intercâmbio de visitas ao mais alto nível, dos dois Presidentes da República, membros do Governo e da comunidade empresarial privada. SC