Sumbe – As 849 assembleias de voto instaladas nos 12 municípios do Cuanza-Sul estiveram operacionais e o processo de votação decorria em clima calmo e sem sobressaltos, como afirmou, no Sumbe, a presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).
Cristina Ndembi referiu haver fiscalizado pelos delegados de lista dos partidos políticos, assim como observadores nacionais e estrangeiros.
“Temos todas as condições criadas. Há total disponibilidade dos agentes eleitorais e pensamos que a nível da província o processo será exitoso”, salientou.
Apelou aos cidadãos com idade eleitoral a acorrerem às assembleias de voto de modo a elegerem o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional para os próximos cinco anos.
São concorrentes ao pleito eleitoral os partidos MPLA, FNLA, UNITA, PRS, P-NJANGO, APN e PHA, assim como a coligação CASA-CE.
No Cuanza-Sul estiveram inscritos 747 mil e 68 eleitores.
Normalidade no Porto Amboim
Pelo menos 50 mil eleitores cadastrados na Comissão Municipal Eleitoral no Porto Amboim (Cuanza-Sul) terão votado na localidade, num processo que decorreu com normalidade, constatou hoje a ANGOP.
O Presidente da CME, Alberto Mário, que confirmou a normalidade do processo, assegurou que às 7 horas, as 56 assembleias iniciaram a votação ante a presença dos delegados de listas e os observadores.
O civismo dos eleitores foi enaltecido pela administradora municipal do Porto Amboim, Maria Sumano, que destacou a observância da lei.
O município do Porto Amboim contou com 56 assembleias de votos, 97 mesas de votos e 388 membros de mesas de assembleias asseguram o processo de votação.
Estão em disputas 14 milhões 399 mil votos de eleitores angolanos, 22 mil dos quais residentes no estrangeiro.