Saurimo – Os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS e P-NJANGO, continuam hoje, quarta-feira, a intensificar acções de mobilização dos eleitores, através do contacto directo, para as eleições gerais de 24 de Agosto do ano em curso.
Abordados pela ANGOP, os dirigentes dos respectivos partidos na Lunda Sul referiram-se ao facto de terem apresentado ao eleitorado os seus programas de governo, o manifesto e apelado ao voto no "número certo", em diferentes bairros de Saurimo.
O MPLA levou a sua proposta de Programa de Governo aos professores e enfermeiros na cidade de Saurimo, ocasião em que apelaram esta franja da sociedade ao voto.
Já o P-NJANCO realizou uma passeata que culminou em acto político de massa, no mercado do Candembe, onde apresentou as suas linhas de força.
Saúde Victorino, secretário local da UNITA, disse que a organização político-partidária trabalha na educação cívica dos militantes, para evitarem provocações que desembocam em violência.
O secretário provincial do PRS na Lunda sul, Eugénio Sacupumbo, disse que o partido desenvolve uma série de campanhas de sensibilização sobre a necessidade da convivência na diferença político-partidária, para que os cidadãos possam ir às urnas com o máximo civismo.
Apelou os militantes do seu partido no sentido de mobilizar a população com a mensagem de alternância do poder em Angola, em busca do voto nas eleições de 24 de Agosto próximo, mantendo o federalismo como a bandeira da sua governação.
Os angolanos vão a votos no próximo dia 24 de Agosto, pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente e os deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Do total de 14 milhões e 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, mais de metade está concentrada nas províncias de Luanda, Huila, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
As quatro províncias perfazem 8,211 milhões de eleitores, ou 57,2 por cento, dos quais 4,671 milhões só em Luanda (37%).