Caxito - Setecentos e trinta e oito delegados de lista estão ser cadastrados, na província do Bengo, pelo Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), no quadro das Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O processo de cadastramento dos delegados termina nesta quarta-feira, enquanto a formação inicia sexta-feira (29), informou à ANGOP o presidente da comissão política provincial do P-NJANGO no Bengo, Vlademiro Botelho, que anunciou para sábado a inauguração da sede local do seu partido.
No geral, essa formação partidária pretente cadastrar, em todo o país, dois mil e 600 delegados de lista, indicados para fiscalizar o processo. Deste total, mil e 900 estão destacados em Luanda, e os restantes nas demais 17 províncias do país.
No tempo de antena na rádio, o partido manifestou a intenção de fomentar o primeiro emprego para os jovens e apontou como eixo da sua governação a criação em todo país de centros de acolhimento para crianças desfavorecidas e subsídio para as pessoas idosas.
Relativamente à empregabilidade, sublinhou que para cumprir com esse desiderato o partido propõe-se a criar uma rede de centros de formação profissional em convénio com grandes empresas estatais e privadas, que possam dar emprego aos jovens recém-formados.
O manifesto eleitoral do P-NJANGO, que defende a segurança, a justiça e a igualdade, aponta como profissões prioritárias, em tais centros, a construção civil, marcenaria, electricidade, serralharia, corte e costura, pastelaria, frio, pedagogia, informática, dentre outros.
O P-NJANGO foi legalizado pelo Tribunal Constitucional em Maio do corrente ano e tem como presidente Eduardo Jonatão Chingunji, que é também o candidato do partido a Presidente da República nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Estas são as quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017. Sete partidos e uma coligação concorrem ao pleito eleitoral, nomeadamente o MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e CASA-CE.
Estão registados mais de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro, em 25 cidades de 12 países.