Conda – O MPLA vai contar com 2.872 delegados de lista na província do Cuanza Sul, para fiscalizar as 849 assembleias de voto, cuja formação iniciou esta quinta-feira.
A informação foi prestada hoje pelo secretário para a informação do partido no poder no Cuanza Sul, Manuel Santana, à margem da abertura da formação dos referidos agentes, que teve lugar no município da Conda.
Com duração de dois dias, a acção formativa está a abordar, entre outros, temas relacionados com o papel dos agentes e cabos eleitorais, a logística eleitoral, a actuação nas redes sociais e estratégias de mobilização.
Em declarações à imprensa, o secretário para a informação afirmou que o objectivo do partido é fazer com que todos os delegados de lista e cabos eleitorais sejam capacitados até ao dia 19.
“O trabalho de sensibilização tem decorrido sem sobressaltos, pois os militantes têm demonstrado muita disciplina e confiança no trabalho desenvolvido, o que nos garante tranquilidade na vitória eleitoral”, salientou.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez) e a coligação CASA-CE.
Essas oito formações políticas vão disputar os votos de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no estrangeiro e votam, pela primeira vez, nas quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
No Cuanza Sul estão inscritos 747 mil e 68 eleitores.