Viana - Mais de cinco mil efectivos da Policia Nacional (PN) vão assegurar o desenrolar de todo o processo eleitoral2022, a nível do município de Viana, em Luanda.
As quintas eleições gerais em Angola estão programadas para o dia 24 de Agosto do ano em curso, numa quarta-feira.
O dado foi avançado esta sexta-feira pelo delegado municipal do Interior, Subcomissário Gabriel Capusso, durante a cerimónia de apresentação das forças e meios aos responsáveis da administração de Viana.
A ocasião serviu, igualmente, para informar os efectivos sobre a preparação do pleito eleitoral na circunscrição.
O também comandante municipal da Policia Nacional destacou que as forças estão dispostas e moralizadas para manterem a ordem e tranquilidade.
"Temos vindo a trabalhar arduamente para que nada falhe. A partir de hoje somos considerados agentes cívicos e informaremos a população que estaremos presentes em tudo em prol do processo eleitoral”, garantiu.
Relativamente a criminalidade, o comandante descarta haver índices elevados no município, pois todos os dias o comando estuda novas estratégias para garantir a segurança e tranquilidade dos cidadãos.
Por seu turno, o presidente da Comissão Eleitoral no município de Viana, Manuel Faustino, disse estarem criadas todas as condições para o êxito do processo, realçando a existência de uma boa cooperação com todos intervenientes (partidos políticos).
O município de Viana alberga representações das principais forças politicas, das quais o MPLA (partido no poder em Angola), UNITA, PRS, FNLA, CASA-CE, entre outras.
Apresentados responsáveis da administração municipal
Enquanto isso, durante e cerimónia foram apresentados, em formatura geral, os responsáveis da administração municipal de Viana, aos Órgãos de Defesa e Segurança do Ministério do Interior.
Trata-se do administrador municipal, Demétrio De Sepúlveda, e seus representantes nos distritos urbanos da Baia, Estalagem, Kikuxi, Viana/Sede, Vila Flor, Zango e da comuna de Calumbo
Na parada geral estiveram presentes cerca de três mil efectivos dos vários órgãos do Ministério do Interior, designadamente (Policia Nacional, Bombeiros, Serviços Prisionais, SME e SIC).
Na sua intervenção, o administrador municipal de Viana prometeu cooperar com os órgãos em todos os domínios da vida politica, económica, social e cultural.
Relativamente ao processo eleitoral no país, o Administrador de Viana informou aos efectivos que a sua presença na cerimónia visou transmitir o conforto, incentivo e motivação, a fim de serem eles os porta-vozes para a sensibilização dos munícipes.
“Auguramos que não haja registo de qualquer situação anómala no decorrer do processo para que se realize num ambiente de paz, tranquilidade e sem sobressalto’’ – rematou.