Ondjiva- Dezanove observadores de oito organizações nacionais vão acompanhar, esta quarta-feira, o processo de votação nos seis municípios da província do Cunene.
A informação foi prestada esta terça-feira à ANGOP pelo porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral do Cunene, Joaquim Muala, referindo que os observadores acreditados pelo órgão central vão garantir a transparência no processo eleitoral.
Fez saber que foram designados pelas igrejas Católica, Baptista, Bom Deus e do CICA, bem como do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Movangola, FMEA e APDCA.
Joaquim Muala explicou que no quadro da transparência eleitoral, a província conta ainda com sete mil 121 delegados de listas de partidos políticos credenciados.
Entretanto, assegurou que estão criadas todas as condições humanas e materiais para o processo de votação, com início marcado para as 7 horas.
O porta-voz referiu que 99 por cento do material logístico e os três mil e 700 membros das assembleias de votos encontram-se nos locais das assembleias de voto.
Conforme Joaquim Muala, o processo de transporte contou com auxílio de um helicóptero da Força Aérea Nacional, sobretudo nos locais de difícil acesso.
No Cunene existem 644 assembleias e 925 mesas de votos, esperando a participação de 430 mil 899 eleitores.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez), bem como a coligação de partidos CASA-CE.