Mbanza Kongo – Quatro mil 259 credenciais para os delegados de lista foram entregues, de forma simbólica, hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Zaire, aos representantes das formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 deste mês.
Este número corresponde a uma cobertura de 94,1%, das 566 mesas de voto que constam do mapeamento das assembleias de voto realizado pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE) na região.
O MPLA e a CASA-CE, com 563 e 560 delegados de lista, são os que apresentam maior cobertura, com 99,5 e 98,9%, respectivamente, seguindo-se a UNITA, que alistou 559 delegados, o que perfaz 98,8% de cobertura.
A FNLA tem 547 delegados de lista (96,6%), o P-JANGO, com 528 delegados (93,3%), o Partido Humanista de Angola (PHA) credenciou 517 (91,3%), ao passo que o PRS tem 484 delegados de lista, com uma cobertura de 85,5% das mesas de voto.
Os delegados de lista e respectivos suplentes, das referidas formações políticas, estão distribuídos pelos seis municípios do Zaire, nomeadamente, Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.
Ao intervir no acto, o presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE), Pedro Dundo, considerou a cifra de credenciais bastante boa para abranger todas as mesas de voto que constam do mapeamento das mesas das assembleias de voto na região.
Lembrou, na ocasião, as funções de delegado de lista das formações políticas, como fiscal na mesa e na estrutura de coordenação de assembleia de voto.
Aconselhou os partidos políticos e coligação de partidos concorrentes a apostarem em pessoas idóneas e de grande sentido de responsabilidade nas funções de delegados de lista, munindo-os de conhecimentos e material necessários para o efeito.
Alertou para o respeito das regras e dos procedimentos estabelecidos para a actividade de delegado de lista, quer em termos de direitos como em probidade.
Um universo de 321 mil e 871 eleitores está habilitado para o voto, no próximo dia 24 deste mês, na província do Zaire, onde estarão disponíveis 566 mesas de voto, 259 assembleias e dois mil 264 membros das mesas de voto.
No geral, para o sufrágio deste ano, estão registados 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
Concorrem ao pleito eleitoral o MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO (esses dois últimos pela primeira vez) e a coligação de partidos políticos CASA-CE.