Ondjiva – O candidato a vice-presidente da República pela CASA-CE, Alexandre Sebastião André, prometeu esta quinta-feira, em Ondjiva, construir uma universidade na província do Cunene, caso a coligação vença as eleições gerais de 24 do corrente mês.
Em declarações à imprensa, à sua chegada a cidade de Ondjiva, no âmbito da campanha eleitoral, Alexandre Sebastião disse que a coligação vai priorizar, no Cunene, a construção de uma universidade, com vista a reduzir a fuga de jovens para outras regiões, na busca de conhecimentos científicos.
“Queremos diversificar os conhecimentos da juventude no domínio da economia, direito, sociologia e outras ciências, para não se deslocarem a outras regiões do país, em busca da sapiência”, afirmou.
Considerou o Cunene uma província satélite, pelo que prometeu apostar na sua modernização, do ponto de vista estrutural e industrial, servindo de ponto de referência na região da África Austral.
Alexandre Sebastião apelou as forças políticas concorrentes ao pleito de 24 de Agosto a evitar discursos musculados que revelem intolerância.
Alexandre Sebastião André orienta sexta-feira, 19, um acto político de massas na povoação de Santa-Clara, município de Namacunde, para transmitir aos eleitores as linhas de força do programa de governação da coligação, para o quinquénio 2022/2027.
A CASA-CE é uma força política integrada pelos partidos da Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Pacífico Angolano (PPA), Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA).
Foi criada a 3 de Abril de 2012 e na sua primeira participação em eleições gerais, no mesmo ano, elegeu oito deputados, enquanto, em 2017, conquistou 16 assentos, correspondentes a 9,45 por cento dos votos válidos.
Os angolanos votam a 24 de Agosto pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.
Concorrem ao pleito os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.
Para este quinto sufrágio na história do país, a província do Cunene conta com 430 mil 899 eleitores, 644 assembleias e 925 mesas de voto.
Estão habilitados a votar nas eleições gerais do dia 24 de Agosto 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora.