Ondjiva- Mil 842 agentes eleitorais participam, desde esta segunda-feira, na II fase do processo de formação dos membros das assembleias de voto na província do Cunene.
O seminário, que decorre em simultâneo nos seis municípios, visa munir os membros de ferramentas preliminares de organização e funcionamento das assembleias.
Até sexta-feira, os participantes estão a abordar diversos temas sobre concepção dos kits eleitorais, verificação e organização, elaboração das actas de operações.
Na agenda consta ainda a abordagem de temas como Organização, composição e funcionamento das assembleias de voto, gestão e distribuição de material, organização e acomodação dos eleitores com o concurso de cabines de biossegurança.
Ao falar na abertura da formação, o chefe de departamento de Educação Cívica Eleitoral e Informação da Comissão Eleitoral do Cunene, Eusébio Lilongeni, disse que o seminário visa capacitar os agentes de modo a darem resposta as acções de antes, durante e depois da votação.
O responsável adiantou que o êxito do processo eleitoral requer comprometimento, entrega, disciplina, transparência, lisura e isenção como pilares dos princípios da CNE
Na província do Cunene estarão envolvidos três mil e 700 agentes, para garantir o funcionamento das 925 mesas de voto, agrupadas em 644 assembleias.
Para as eleições de 24 de Agosto estão inscritos, no Cunene, 430 mil 899 eleitores, que vão votar em 644 assembleias e 925 mesas, segundo dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).
No quinto sufrágio na história do país vão participar 14 milhões 399 mil eleitores inscritos, dos quais 22 mil 560 na diáspora, e concorrem sete partidos políticos e uma coligação.