Mbanza Kongo – O presidente do partido Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, prometeu este sábado, em Mbanza Kongo, reabilitar a rede viária da província do Zaire, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
Quintino Moreira, que discursava num acto de massas, no quadro da campanha eleitoral do seu partido, adiantou que a prioridade irá para as vias secundárias e terciárias e de acesso ao interior da província.
O candidato a Presidente da República pela APN mencionou, entre as estradas a reabilitar está a via que liga Mbanza Kongo ao município do Cuimba, numa extensão de 62 quilómetros.
“Aquilo não é uma estrada, mas sim picada”, referiu, acrescentando que caso a APN forme governo vai requalificar o troço, para facilitar o escoamento da produção dos agricultores.
Disse constar ainda do manifesto e programa de governação do seu partido, a valorização do capital humano, sobretudo, a competência e meritocracia, visando a eficiência na prestação dos serviços públicos.
Lamentou o facto da província do Zaire, produtora de petróleo, apresentar o que classificou como “uma imagem de pobreza”.
A geração de empregos para a juventude, saúde, ensino gratuito, do primeiro nível ao ensino superior, constam igualmente do programa da APN.
Um total de 321 mil e 781 eleitores estão inscritos na província do Zaire, para exercerem o seu direito de voto, em 259 assembleias de voto, 566 mesas de voto, assistidos por dois mil 264 membros, nos seis municípios da província.
Estas são as quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017. Sete partidos e uma coligação concorrem ao pleito, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e CASA-CE.