Dundo – O comandante da Polícia Nacional na Lunda Norte disse esta segunda-feira, no Dundo, que os angolanos estão, mais uma vez, a dar ao mundo lições de cidadania e tolerância, ao participarem de forma ordeira e pacífica nas eleições de hoje.
Em declarações à imprensa, após exercer o seu dever cívico, o comandante Alfredo Quintino "Nilo" afirmou que nas últimas 24 horas, não se registou, na província da Lunda Norte, qualquer acto de desordem, desacato a autoridade e intolerância.
“Tal como aconteceu durante a campanha eleitoral, nas últimas 24 horas e as primeiras de hoje, não registamos qualquer caso que obrigasse a intervenção dos órgãos de defesa e segurança , pelo que apelamos os cidadãos a continuarem com esta conduta”, frisou.
Reiterou que todas as 704 assembleias de votos na província da Lunda Norte estão seguras, com efectivos preparados para qualquer situação anormal.
Apelou os cidadãos a cumprirem as normas, evitando a permanência nas assembleias de voto, após exercerem o seu dever cívico.
Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais de hoje, mais de metade está concentrada nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
No total, estão disponiveis 704 assembleias de voto na província da Lunda Norte, com mil e 169 mesas, asseguradas por 4 mil 676 membros, para mais de 290 eleitores. As assembleias serão fiscalizadas por 11 mil 227 delegados de lista dos partidos políticos concorrentes.
Oito forças políticas concorrem ao presente sufrágio, para o qual estão inscritos 14 milhões 399 mil e 391 eleitores, no país e na diáspora.
Trata-se, especificamente, de sete partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO) e da coligação de partidos políticos (CASA-CE).