Nankova – O MPLA no Cuando Cubango seleccionou, esta terça-feira, o eleitorado do município de Nankova, com a realização de um acto político, depois do Cuchi, Menongue e Cuito Cuanavale, âmbito da pré-campanha eleitoral.
Com este desdobrar com actos de massas, o MPLA no Cuando Cubango ambiciona mobilizar o maior número possível de eleitores para que votem em si e no Presidente João Lourenço, cabeça de lista do partido nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
O primeiro secretário do MPLA na província do Cuando Cubango, José Martins, solicitou a mobilização de todos os militantes, amigos e simpatizantes do partido, dando o voto de confiança no pleito de 24 de Agosto próximo, para o partido concluía as linhas de prioridade de governação em curso no país.
José Martins destacou que o MPLA é um partido maduro, que mantém o seu compromisso em continuar a assegurar o desenvolvimento socioeconómico sustentado do país e a melhoria da qualidade de vida de todos os angolanos.
Fez saber que, no município do Nankova, o Plano de Intervenção nos Municípios (PIIM) conta com cinco projectos, todos aprovados pelo Ministério das Finanças, avaliados em mais de um mil milhão, 292 milhões e cem mil Kwanzas.
Dos referidos projectos, destacou a construção da rede de baixa tensão, incluindo iluminação pública e ligação domiciliar, orçado em 210 milhões de Kwanzas.
Outro projecto, segundo o partidário, tem a ver com a abertura de dois furos de água, sendo um na aldeia do Massongue, 47 quilómetros da sede do município e outro na sede comunal do Rito, orçados em 30 milhões de Kwanzas, sendo 15 para cada um.
Apontou ainda construção de um sistema de abastecimento de água, está orçado em 488 milhões e 250 mil Kwanzas.
Destacou, de igual modo, o projecto de construção da ponte metálica sobre o rio Longa, com um valor orçado em 441 milhões de Kwanzas.
José Martins disse que o programa contempla ainda a instalação de dois grupos geradores com a capacidade de 250 KV cada, para a sede do município de Nankova, orçado em 122 milhões e 858 mil Kwanzas.
Ao todo, disse, a província do Cuando Cubango conta com 72 projectos enquadrados no PIIM, avaliados em 36 mil milhões de Kwanzas.
Localizado há mais de 350 quilómetros a Norte de Menongue sede da província do Cuando Cubango, o município do Nankova possuiu uma extensão territorial de dez mil 310 quilómetros quadrados e uma população acima de cinco mil e 500 habitantes.
Os angolanos irão às urnas no próximo dia 24 de Agosto, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-presidente e os deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Para o próximo pleito, apresentaram candidaturas sete partidos e uma coligação de partidos políticos, nomeadamente o MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO.
São esperados nas urnas mais de 14,399 milhões de eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro que vai acontecer pela primeira vez na história eleitoral em Angola.