Ondjiva- Seiscentas e 44 assembleias de voto, com 925 mesas, serão instaladas a nível dos seis municípios da província do Cunene, no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto.
A informação foi avançada esta segunda-feira pelo presidente em exercício da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Cunene, Joaquim Muala, à margem do arranque do processo de fixação dos dísticos nos locais onde irão funcionar as assembleias de voto.
O processo, que irá decorrer num período de cinco (5) dias, visa permitir que os eleitores saibam com antecedência os locais onde funcionarão as assembleias.
Entretanto, realçou que para o presente pleito espera-se a participação de 430 mil e 899 eleitores inscritos.
CPE prepara formadores dos membros das assembleia de voto
Treze formadores provinciais encarregues pela capacitação de 176 formadores municipais dos membros das mesas das assembleias de voto estão a ser capacitados, desde hoje, segunda-feira, em Ondjiva.
O seminário, com duração de cinco (5) dias, está a abordar questões preliminares de organização e coordenação dos trabalhos nas mesas, mormente ao processo de abertura, votação, escrutínio, remessas das actas e os direitos e deveres dos agentes eleitorais.
Na abertura, o presidente em exercício da CPE, Joaquim Muala, realçou a importância da formação, que vai permitir transmitir aos membros das assembleias de voto conteúdos teóricos e práticos sobre a organização e funcionamento das mesas.
Fez saber que para o presente ano estarão envolvidos quatro (4) mil membros, entre o presidente, secretários e escrutinadores.
Disse ser importante que os agentes saibam identificar e ter domínio do material eleitoral existente para um manuseamento eficaz dos kits eleitorais.
Participam do pleito de 24 de Agosto sete partidos e uma coligação de partidos políticos, nomeadamente o MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
São esperados mais de 14,399 milhões de eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
O sufrágio anterior foi disputado, em 23 de Agosto de 2017, por seis forças políticas, com a participação de 76,57 por cento dos cerca de 9,3 milhões de eleitores inscritos.