Caála – A implementação de programas de educação cívica eleitoral nas comunidades, na perspectiva das eleições gerais de 2022, constitui uma das principais prioridades da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), na província do Huambo.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pela directora local desta organização não-governamental angolana, Cidália Gomes, durante o seminário sobre o Pacote Legislativo Autárquico em Angola, decorrido no município da Caála, com a participação de membros da sociedade civil e de partidos políticos com assento no Parlamento.
A responsável adiantou que a implementação destes programas visa capacitar as comunidades com conhecimentos sobre democracia e eleições, cidadania e civismo, para que o pleito eleitoral, previsto para Agosto deste ano, decorra num clima de paz e tranquilidade.
A responsável disse que os programas de educação cívica eleitoral serão promovidos em várias localidades da província do Huambo, para que a população tenha um comportamento exemplar antes, durante e depois das eleições gerais, para a consolidação da democracia.
O evento, enquadrado no projecto Esumbilo, uma expressão da língua nacional umbundu que significa “Respeito e Dignidade”, visa contribuir no reforço da protecção e respeito pelos direitos humanos, liberdades fundamentais e implementação das autarquias em Angola.
O projecto Esumbilo, iniciado em Agosto de 2020 e m término previsto para 2023, tem um orçamento acima dos 400 mil euros, executado nas províncias do Huambo, Bié e Cuando-Cubango.
Criada em 1990, a ADRA é uma organização não-governamental vocacionada a promover o desenvolvimento democrático, sustentável, social, económico e ambiental de Angola, bem como a reconciliação nacional.