Luanda - O decano do Grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Angola, Guy Blaise Nambo Wezet, destacou esta sexta-feira, em Luanda, a liderança e papel de Angola na promoção da paz, cooperação e solidariedade entre os países africanos.
O diplomata, que falava no acto de cumprimentos de Ano Novo ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, referiu que o país tem demonstrado uma capacidade impressionante de enfrentar desafios múltiplos e complexos, tanto a nível nacional como internacional.
Nesta esteira, destacou que a diplomacia angolana intensificou os esforços a favor da paz no Leste da República Democrática do Congo no âmbito do mandato inicial conferido pela Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
Reconheceu que o mandato de Angola foi reforçado pela designação do Estadista angolano como campeão da paz e da reconciliação pela União Africana.
“As vossas ações e os vossos empenhos inabaláveis em prol da paz no âmbito do processo de Luanda têm sido reconhecidos a nível internacional e continuam a ser apoiados pela comunidade internacional”, exprimiu.
Guy Blaise Nambo Weze acrescentou que os esforços de paz não se limitam às fronteiras imediatas de Angola, mas visam também encontrar soluções para outros países, como o Sudão, um país membro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
Reconheceu que o Corredor do Lobito contribuirá para a diversificação da economia dos países envolvidos e simbolizará um dinamismo nas relações internacionais de Angola.
Lembrou ainda que Angola também se destacou na cena internacional com a participação do Estadista angolano como convidado na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, na qual Angola aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Acções da Primeira-dama
Na sua intervenção em nome dos seus homólogos, Guy Blaise Wezet, elogiou também às acções notáveis levadas a cabo pela Primeira-daama da República, Ana Dias Lourenço, em áreas fundamentais como a saúde das mulheres e das crianças, a educação e o empoderamento económico das mulheres.
Elogiou a luta pela igualdade do género e o combate à violência e as iniciativas como o Programa Todos Unidos pela Primeira Infância (TUPI), o Programa de Salvaguarda para Jovens (SIP) e o Transforme Vidas Seja Mulher, levadas a cabo por Ana Dias Lourenço.
Conflitos internacionais
Neste particular, Guy Blaise Wezet recordou que o ano de 2024 foi marcado pela intensificação de conflitos e convulsões dramáticas, nomeadamente no Médio Oriente, bem como pela continuação do trágico conflito na Europa.
Para o decano dos embaixadores, estes acontecimentos criam uma instabilidade global, mas, apesar deste desafio, há motivos para ter esperança, graças aos esforços contínuos levados a cabo em prol da paz e da diplomacia.
Ao terminar a sua intervenção expressou em nome dos demais embaixadores presentes no acto, profunda gratidão ao povo angolano pelo caloroso acolhimento e pela hospitalidade institucional que sempre usufruem em terras acolhedoras de Angola .
AFL/SC