Luanda - A secretária de estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, apelou, esta quinta-feira, a União Africana no sentido de mobilizar forças, a fim de acudir a difícil situação humanitária no continente africano.
Esmeralda Mendonça falava durante uma audiência ao embaixador do Reino da Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, com quem analisou questões de carácter regional e multilateral.
Neste sentido, realçou a importância do cumprimento do cessar-fogo no conflito na RDC e do contínuo engajamento do Governo angolano para a pacificação desta região.
Por outro lado, reiterou o interesse de ver realizada a Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, no sentido de que será uma plataforma oportuna para priorizar as questões de alívio da dívida e garantia de acesso equitativo aos recursos financeiros para os países menos desenvolvidos por toda África.
As partes reconheceram a necessidade de encontrar soluções pacíficas e sustentáveis, particularmente para África, de modo a conceder ao continente maior espírito unitário e uma voz mais justa na governança financeira global.
Na ocasião, o embaixador Manuel Lejarreta apresentou o convite do secretário-geral das Nações Unidas ao Presidente da República, João Lourenço, para participar na referida conferência, a ser realizada em Sevilha, entre 30 de Junho a 3 de Julho deste ano.
Por seu turno, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, realçou a importância da presença do Chefe de Estado na mencionada reunião, na qualidade de Presidente da União Africana, para além de simbolizar o seu engajamento nas questões internacionais e na mobilização de recursos internacionais para as questões de desenvolvimento sustentável para África.FMA/ART