Luanda - A cooperação bilateral entre as repúblicas de Angola e do Turquemenistão esteve em análise terça-feira (13), em Nova Iorque (EUA), durante um encontro entre os representantes permanente dos dois países junto das Nações Unidas.
O facto foi tornado público esta quinta-feira em nota da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, referindo que durante o encontro entre embaixador Francisco José da Cruz e a sua homóloga Aksoltan Ataeva foi abordado, igualmente, a necessidade de maior interacção entre os dois países no âmbito da agenda da ONU.
Acrescenta ainda que o encontro caracterizou-se por uma troca construtiva de pontos de vista em que ambas as partes destacaram o estreito alinhamento das suas posições e prioridades de política externa.
Discutiram ainda as várias iniciativas relacionadas à diplomacia preventiva, paz e segurança, contra terrorismo, mudança climática e a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, assim como a importância da participação de jovens e mulheres nesses processos.
O compartilhamento de experiências nas áreas mencionadas foi reconhecido como crucial, e ambas as partes expressaram sua vontade de estreitar os laços e estabelecer canais directos de comunicação entre os seus respectivos governos, o que facilitaria a troca de informações, a coordenação de acções em plataformas internacionais e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.
De igual modo, os diplomatas convergiram no estabelecimento de um diálogo regular, que consideram fundamental para assegurar uma cooperação bilateral mais eficaz.
As diplomacias dos dois países analisaram ainda a possibilidade de organizar visitas e reuniões bilaterais em diferentes níveis.
Os embaixadores reiteraram o compromisso de apoio mútuo a candidatos e iniciativas de interesse mútuo, tendo enfatizado a importância da cooperação para alcançar prioridades compartilhadas e aprofundar parcerias multilaterais. SC