Mbanza Kongo – Dois motoristas da Empresa de Transportes Públicos “Ango-Real” foram detidos segunda-feira (3), pela Polícia Nacional no município do Nzeto, província do Zaire, por suposto auxílio à imigração ilegal.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, em declarações hoje à imprensa, os acusados transportavam em dois autocarros desta empresa privada com destino à capital do país (Luanda), sete imigrantes ilegais da RDC a troco de dois milhões de kwanzas.
Acrescentou que os referidos cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular, viajavam em porta-bagagens dos aludidos autocarros para ludibriar as forças da ordem destacadas no posto de controlo e fiscalização do rio Loge, zona limítrofe entre as províncias do Zaire e Bengo.
Luís Bernardo explicou que os dois motoristas receberam, numa primeira fase, 900 mil kwazas cada e o restante do valor seria pago no local de destino, Luanda.
Os autocarros da empresa Ango-Real saíam do município do Luvo, zona fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC).
Informou que os dois acusados já foram encaminhados ao Ministério Público para os procedimentos legais, ao passo que os sete estrangeiros foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região. JL