Mbanza Kongo – Cinco cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), disfarçados de camponeses para atingir a capital do país, Luanda, foram detidos terça-feira, no município do Nzeto, província do Zaire.
Trata-se de três homens e duas mulheres, interpelados a bordo de uma motorizada de três rodas no posto de controlo e fiscalização do rio Loge, município do Nzeto.
De acordo com o comandante municipal da Polícia Nacional no Nzeto, superintendente Francisco António Tomás, os referidos imigrantes ilegais escoltados por um cidadão angolano, entraram no país pela fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo, com o objectivo de fixarem residência em Luanda.
A pronta intervenção dos efectivos do ministério do Interior destacados naquele posto policial impediu que esses cidadãos revestidos de roupa suja como de camponeses se tratassem atingir a capital angolana.
Nas últimas 72 horas foram, também, detidos no mesmo posto de controlo, outros 10 imigrantes ilegais deste país vizinho que tinham como destino à capital do país.
O município do Nzeto dista a cerca de 230 km da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. DMN/JL