Mbanza Kongo – Cinco projécteis de tipo RPG7, três morteiros de 60, 81 e 82 milímetros e uma granada de mão foram destruídos esta terça-feira, no município do Tomboco, província do Zaire.
Os engenhos explosivos não detonados foram removidos na aldeia de Lumbi (Tomboco) por uma brigada afecta à comissão executiva especial de desminagem das Forças Armadas Angolanas (FAA) em coordenação com a Polícia Nacional.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, pelo porta-voz da Delegação local do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, acrescentando que o material letal se encontrava abandonado.
A fonte informou que trabalhos de limpeza vão continuar naquele perímetro para detectar e remover outros possíveis engenhos explosivos não detonados.
Detidos cidadãos por auxílio à imigração ilegal
Dois cidadãos nacionais foram detidos terça-feira no município do Tomboco, por presumível promoção e auxílio à imigração ilegal.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Interior no Zaire, Sérgio Afonso, a detenção ocorreu no posto de controlo das 12 pontes, na comuna de Kinzau (Tomboco), quando estes pretendiam atingir a capital do país (Luanda) em companhia de uma cidadã da República Democrática do Congo (RDC).
Acrescentou que a referida cidadã da RDC entrou no território nacional pela localidade fronteiriça de Kimbumba, no município do Soyo.
A detenção resulta das acções de fiscalização de imigrantes ilegais que o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e a Polícia Nacional levam a cabo na região.