Caxito – A humanização dos serviços de saúde no município do Dande deve servir de exemplo às demais unidades sanitárias da região, considerou hoje, quarta-feira, em Caxito, o coordenador dos deputados do círculo provincial do Bengo à Assembleia Nacional, João Mpilamosi.
O atendimento, o respeito e acolhimento que se regista naquela unidade hospital deve-se ao empenho, dedicação e zelo que o corpo clínico presta aos pacientes, referiu o parlamentar no final de uma visita de constatação e auscultação efectuada por um grupo de deputados da província ao hospital geral da Barra do Dande.
Informou que cerca de 30 por cento dos pacientes assistidos nos hospitais de referência da província são provenientes de Luanda, que procuram principalmente os serviços de especialidade.
Durante a visita de três dias às unidades hospitalares e ao centro infantil da região, o grupo de deputados constatou algumas dificuldades ligadas a limitação de fármacos (situação que já está a ser resolvida) e a insuficiência de técnicos.
Apesar de existirem muitos estagiários nas diferentes especialidades (farmácia, laboratório e medicina interna) provenientes das províncias de Luanda, Uíge e Cuanza Norte, defendeu o enquadramento de especialistas no ramo da urologia e neurologia em falta nos principais hospitais da província.
O director interino do Hospital da Barra do Dande, Manuel Domingos João, referiu que a visita permitiu a direcção do hospital balancear as suas realizações e dificuldades que enfrenta de 2020 até a presente data, onde a falta de ligação à rede pública de distribuição de água potável constitui a principal preocupação.
De um total de 452 técnicos que compõem o quadro orgânico do hospital, apenas 252 asseguram os trabalhos neste momento.
Destes, constam 14 médicos (na sua maioria expatriados), 131 enfermeiros, 66 técnicos de diagnósticos e terapêuticos, 28 de apoio hospitalar e 13 administrativos.
Com 140 camas para internamento, a unidade hospitalar tem quatro blocos operatórios, banco de urgência, morgue, serviços de raio X, pediatria, medicina, odontologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, dermatologia, ginecologia/obstetrícia, entre outros.FS/IF