Caxito – Os deputados do círculo provincial do Bengo à Assembleia Nacional avaliaram hoje, segunda-feira, em Caxito, o andamento de algumas obras de impacto social, em curso no município do Dande, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Chefiados pelo deputado João Mpilamosi começaram por visitar a Assembleia Municipal do Dande, que está com uma execução física de 95 por cento.
Posteriormente, seguiram para a Assembleia Autárquica do Dande que está na fase de apetrechamento e tem a sala do presidente, a de apoio e uma de reuniões com capacidade para cerca de 150 lugares.
Visitaram o centro médico de referência do Panguila, cujas obras estão com 85 por cento de execução física e 73 por cento financeira.
O centro, que custou aos cofres do Estado cerca de 480 milhões de Kwanzas, tem uma capacidade para 100 camas e dispõe de um banco de urgência, áreas de pediatria, morgue, farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de parto e pós-parto e outros serviços.
Na escola do I e II ciclo secundário do Sassa Cária, os deputados inteiraram-se do estado das obras que retomaram este ano, depois de mais de um ano paralisadas por dificuldades financeiras.
A escola possui 12 salas de aula e está com 75 por cento de execução física e 60 por cento financeira.
O estabelecimento tem uma área administrativa, sala de professores, de reuniões para cerca de 100 lugares, refeitório, um campo multiuso, entre outras áreas.
O representante da empresa fiscalizadora, Ronaldo Ramos, informou que as obras da escola têm a duração de sete meses, estão avaliadas em mais de 394 milhões de Kwanzas, incluindo o seu apetrechamento.
No Dande, os deputados reuniram ainda com os membros do Conselho de Auscultação Municipal (sociedade civil), onde se inteiraram das principais dificuldades que enfrentam as comunidades.
Preocupações ligadas a falta de água potável, energia eléctrica, vias de acesso para o escoamento da produção, segurança pública, medicamentos, escolas, postos de saúde, inputs agrícolas, habitação e transporte público foram as principais apresentadas.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Dande, Fonseca Miguel Canga, manifestou-se satisfeito pela visita realizada no âmbito da fiscalização das acções desenvolvidas pelo governo.
Nesta terça-feira, os deputados vão visitar o hospital provincial do Bengo, o hospital municipal do Dande e o centro materno infantil das Mabubas.FS/IF