Dundo – Deolinda Satula Vilarinho, eleita hoje, sábado, ao cargo de primeira secretária provincial do MPLA, com 546 votos, se torna na primeira mulher a assumir a direcção do partido na província da Lunda Norte.
Dos 551 delegados presentes na 6ª conferência extraordinária do Comité Provincial do MPLA na Lunda Norte, 5 votaram contra e 546 a favor, correspondendo a 99,9 por cento dos votos.
Deolinda Satula substitui no cargo Ernesto Muangala, que dirigiu o partido MPLA naquela circunscrição durante 14 anos.
De 59 anos de idade, Deolinda Satula ingressou nas fileiras do MPLA em 1976. De 2008 a 2012 foi deputada à Assembleia Nacional. É graduada em administração pela Universidade de Brasília, República Federativa do Brasil.
Na ocasião, O coordenador do Grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, à província da Lunda Norte, Américo Cuononoca, apelou a nova secretária do partido a ser proactiva e a trabalhar para a consolidação da coesão e unidade eterna.
Desafio a nova dirigente do MPLA a inverter, nas próximas eleições, em 2027, os resultados alcançados no último pleito, em que o seu partido elegeu três deputados dos cinco possíveis.
Para tal, o responsável recomendou mais trabalho, fortalecimento das bases, cumprimento das promessas feitas nas eleições passadas, resiliência, patriotismo e o comprometimento com o bem-estar de todos angolanos residentes naquela província.
Apelou para a necessidade de se continuar a preservar e a consolidar a paz, o Estado Democrático e de Direito e o combate cerrado ao tribalismo e as assimetrias regionais.
Por seu turno, o primeiro secretário cessante, Ernesto Muangala, aconselhou a sua sucessora a privilegiar o diálogo para salvaguardar a coesão no seio do partido e obter consensos a para o alcance dos objectivos políticos para o quinquénio 2022-2027.
“A busca incessantemente pelo diálogo, o estabelecimento das relações humanas, a coesão, a inclusão e o espírito de equipa, durante os 14 anos, foram fundamentais no alcance das vitórias do MPLA na província da Lunda Norte, nas eleições de 2008, 2012, 2017 e 2022”, realçou.