Uíge - Dois mil 682 delegados de lista da CASA-CE concluíram, esta quinta-feira, na cidade do Uíge, uma acção formativa para actuarem no processo eleitoral de 24 do corrente mês.
Durante quatro dias, os formandos foram informados sobre o funcionamento das assembleias de voto, fiscalização, observação eleitoral, votação, contagem e apuramento dos votos.
Ao pronunciar-se no encerramento do seminário, o secretário provincial da coligação no Uíge, Eurico Daniel, disse que os recém-formados serão distribuídos pelos 16 municípios da provincia, para acompanharem o processo de votação nas assembleias onde forem colocados.
Pediu aos delegados de lista para contribuírem na promoção do clima de estabilidade, para que a festa da democracia decorra em paz e harmonia.
Com o mesmo objectivo, mil e 800 delegados de lista do Partido de Renovação Social (PRS) concluíram a sua formação, em vários municípios da província.
Dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) indicam que o Uíge possui mil 164 assembleias de voto, para atender 712 mil 430 eleitores.
Concorrem ao pleito os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO e a coligação CASA-SE.
Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais deste mês, mais de metade estão concentrados nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
Vinte e dois mil 560 angolanos residentes no estrangeiro vão votar nas eleições gerais do dia 24 de Agosto.
Estas são as quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.