Ondjiva – O delegado do Ministério do Interior no Cunene, comissário António Ribeiro, apelou, esta terça-feira, ao efectivo para o reforço da segurança na fronteira com a República da Namíbia, visando o combate ao crime organizado.
O também comandante provincial da Polícia Nacional falava nas comemorações do 48º aniversário do Serviço de Investigação Criminal (SIC), assinalado terça-feira (28 de Novembro), tendo sublinhando o combate ao tráfico de seres humanos, drogas e de armas.
Neste quadro, orientou os serviços de investigação no sentido de elaborar-se um plano estratégico sobre os delitos e crimes organizados mais frequentes ao longo da fronteira, bem como intensificar o tratamento de informação e o trabalho de buscas tendente a prevenir e combater crimes, para garantir a segurança da população.
António Ribeiro referiu-se, entre outros, ao combate à corrupção, crimes financeiros e cibernéticos e frisou a importância de se reforçar a cooperação institucional com as congéneres da Namíbia.
Segundo o comissário, com a supressão de vistos de entrada, o risco de crimes organizados é maior nesta zona.
Por outro lado, deu-se a conhecer o registo de 1.168 crimes de natureza diversa, ocorridos de Janeiro a Novembro deste ano, na província, números reduzidos comparativamente aos 2.258 do ano anterior. FI/LHE/VC