Ndalatando - O Ministério do Interior, em parceira com a Organização Mundial das Migrações , está a trabalhar para o reforço da qualidade de assistência e tratamento aos imigrantes, sobretudo em situação de calamidade.
Segundo o técnico da Escola Nacional de Formação do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Joaquim Manuel Dias, a instituição está a realizar cursos de formação de formadores em questões migratórias e domínio do quadro legal de gestão humanitária em fronteiras.
A formação já decorreu nas províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Norte, onde foram beneficiados 35 efectivos.
Na província o Cuanza Norte, a formação terminou sexta-feira e decorreu durante três dias, tendo abarcado matérias sobre assistência humanitária aos imigrantes, tendo em conta a condição especial de alguns deles, sobretudo, crianças, idosos, deficientes físicos e grávidas.
Os quadros capacitados, informou, vão actuar como formadores dos efectivos de outros órgãos da Delegação Provincial do Interior.
O seminário está a ser patrocinada pelo governo americano é e dirigido a efectivos MININT, para que estejam melhor dotados em técnicas de interpelação dos imigrantes e assistência aos mesmos, quando em situação de crise.
Participaram na formação técnicos dos dez municípios da província do Cuanza Norte.