Huambo – O presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Huambo, Adriano Jacinto Calembe, defendeu hoje, quarta-feira, o cumprimento rigoroso do cronograma de actividades eleitorais, tendo em vista as eleições gerais, previstas para Agosto próximo.
Segundo o responsável, que falava no encontro metodológico sobre as eleições gerais de 2022, é importante que o plano de actividades, principalmente nos domínios da formação educação cívica eleitoral e tecnologias de informação e estatística, seja cumprido de forma objectiva, para que os cidadãos possam ir às urnas c om civismo e urbanidade.
Com a realização do encontro metodológico, disse, espera-se que os gestores e técnicos da Comissão Eleitoral conheçam a essência e o ambiente de actuação no domínio provincial e municipal, buscando, deste modo, uma gestão mais inclusiva e eficiente do processo.
Adriano Jacinto Calembe pediu, por esta razão, adopção de uma nova dinâmica funcional, na perspectiva do alcance da eficiência organizacional dos actos praticados pelos órgãos eleitorais.
Fez saber que o encontro serviu para transmitir orientações sobre a estratégia de execução do plano de actividade e do cronograma institucional para a realização das eleições gerais, para além de auscultar e apreciar as preocupações dos quatros e técnicos do órgão.
O encontro, contou com a participação de comissários provinciais, presidentes das Comissões Municipais Eleitorais e quadros da instituição.
Angola prevê realizar, em Agosto próximo, as quintas eleições gerais, depois de 1992, 2008, 2012 e 2017.