Ponta-Negra – O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, manifestou a determinação de Angola em estreitar e redinamizar as relações com a República do Congo, em matéria de defesa e segurança e de protecção da fronteira.
O posicionamento foi manifestado durante um encontro com o ministro da Administração do Território, Descentralização e Desenvolvimento Local do Congo, Guy Georges MBacka, realizado na quinta-feira, na cidade congolesa de Ponta-Negra, no quadro da cooperação bilateral.
Segundo o ministro Eugénio Laborinho, Angola pretende desenvolver uma cooperação vantajosa para os dois Estados, uma vez que, a dinâmica actual do mundo e a crescente internacionalização dos fenómenos delituosos, incluindo os transfronteiriços, desaconselham o agir de forma isolada.
Assim, defendeu a necessidade de se estabelecer parcerias que visam proteger interesses comuns.
“As excelentes relações de boa vizinhança estabelecidas entre os dois países, aliadas ao facto de partilharem uma faixa de fronteira de 201 kms, impõem a necessidade de cooperar nos mais variados domínios, de competência específica”, explicou o governante angolano no encontro, que agregou peritos de defesa e segurança dos dois países.
O encontro abordou, entre outros temas, a imigração ilegal, contrabando de mercadorias e de combustíveis, terrorismo, tráfego de seres humanos, de drogas, de armas e munições, abate indiscriminado da fauna e flora, assim como a falsificação de moeda e exploração ilegal de recursos pesqueiros.