Dundo – Conflitos de terra nas zonas diamantíferas, despedimentos massivos nas empresas mineiras e agenda de trabalho dos parlamentares para o ano legislativo 2025, dominaram o encontro entre a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, e os deputados residentes, ou seja, do ciclo provincial.
No encontro, em que a governadora local passou em revista todas as acções do governo previstas para este ano, foi igualmente abordada a contribuição das empresas mineiras no processo de desenvolvimento da província e no fomento da agricultura familiar.
À saída, a porta-voz do encontro, Solange Paxe, fez saber que os deputados apresentaram ao governo questões ligadas ao incumprimento de alguns pontos dos cadernos reivindicativos dos núcleos sindicais de algumas empresas mineiras, impedimentos da actividade agrícola por parte das diamantíferas.
Disse que os deputados apresentaram também ao governo, preocupações relacionadas ao incumprimento de algumas obrigações e/ou direitos dos trabalhadores por parte das empresas mineiras e o modelo de recrutamento da mão-de-obra.
Sobre estas questões, a deputado do MPLA disse terem recebido garantias do governo local de que tudo está a ser feito no sentido de se resolver o mais breve possível, sobretudo os despedimentos em massa e o impedimento da actividade agrícola por parte das minas.
“Tivemos uma luz verde da parte do governo e acreditamos que com vontade das partes, os problemas serão ultrapassados”, frisou.
Relactivamente a agenda dos deputados residentes na Lunda-Norte para o presente ano legislativo, Solange Paxe fez saber que a actividade dos parlamentares prevê visitas às instituições dos sectores da Educação, justiça, segurança e administrações municipais, onde poderão se inteirar das condições de trabalho, entre outras preocupações.
Por sua vez, a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, apelou aos deputados no sentido de continuarem a desenvolver as suas acções de fiscalização e auscultação das comunidades, contribuindo deste modo, na melhoria da gestão pública e na resolução dos problemas que afligem a população.
Assegurou que o governo local continuará aberto para tratar questões inerentes à condição social da população e em conjunto, encontrar soluções de curto, médio e longo prazo.
Nas Eleições 2022, o MPLA elegeu três deputados e a UNITA dois, perfazendo cinco para o ciclo provincial, como prevê a Lei. HD