Luanda – A embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola Namíbia, Jovelina Imperial, apelou, nesta terça-feira, a juventude angolana residente em Windhoek a conhecer um pouco mais sobre a figura do fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, seguindo os seus ensinamentos.
Segundo uma nota de imprensa enviada à ANGOP, a diplomata angolana falava no acto que marcou as comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, destacando o papel incontornável de António Agostinho Neto, enquanto médico, escritor, político e líder revolucionário.
Informou à comunidade angolana residente em Windhoek que enquanto nação, devemos honrar a memória de António Agostinho Neto com acções concretas, continuando a consolidar a democracia, promovendo o desenvolvimento sustentável e trabalhando incansavelmente pela paz e pelo bem-estar de cada cidadão angolano.
Ressaltou ainda que o 17 de Setembro deve inspirar os angolanos a participarem na construção de uma Angola forte, coesa e própera, sempre orientados pelos ideais de Neto, fazendo alusão da sua célebre frase de que: “O mais importante é resolver os problemas do povo”, um compromisso que continua a ecoar na construção do estado democrático e de direito e no desenvolvimento sócio económico do país.
A data está a ser celebrada este ano sob o lema “com os ideais de neto, construamos uma economia forte e dinâmica” apelando mais uma vez a participação e contributo de cada um no crescimento e desenvolvimento económico de Angola.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Icolo e Bengo e morreu a 10 de Setembro de 1979 em Moscovo, vítima de doença.
ANGOP/SEC