Cachiungo – A resolução dos principais problemas da população, com foco no combate à fome e ao desemprego, constituem as prioridades do MPLA, afirmou o secretário do Bureau Político para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba.
O político, que falava hoje, sábado, à imprensa, à margem de um encontro com os militantes do MPLA no município do Cachiungo, na presença da primeira secretária do partido na província do Huambo, Lotti Nolika, disse que a organização vai acompanhar e fiscalizar os projectos do quinquénio 2022-2027, que tratam da redução da pobreza nas comunidades.
Segundo o partidário, passadas eleições gerais de 24 de Agosto último, é chegada a hora de passar da teoria à prática os programas do fomento ao sector agrícola, indústria, emprego, educação e saúde, para fazer jus a máxima do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, em que “O mais importante é resolver os problemas do povo”.
Gonçalves Muandumba, que se encontra no Huambo, desde quarta-feira última, para avaliar a vida interna do partido e se inteirar de diversas infra-estruturas sociais, afirmou que o “MPLA é um partido forte” que garante a unidade, estabilidade e o progresso do país nas vertentes sociais, políticas e económicas.
Apelou aos responsáveis do partido no Huambo a ouvirem as principais inquietações dos militantes e da população, em geral, para não dependerem somente de relatórios enviados, que muitas das vezes não correspondem a verdade do dia-a-dia.
Pediu dinamismo e reforço no diálogo entre os militantes e a população, para conhecerem os principais problemas e apresentar as soluções ao Executivo, para a resolução prática.
Aos jovens, Gonçalves Muandumba exortou a necessidade de continuarem apostar na formação técnico-profissional e agrícola, na perspectiva da rápida inserção no mercado de trabalho.
O político realizou, na quarta-feira última, uma reunião de balanço com a direcção do partido no Huambo, para analisar as acções realizadas durante o processo eleitoral de Agosto último.
Já na quinta-feira encontrou-se com os militantes dos municípios do Londuimbali e Mungo, para abordar sobre a vida interna do partido e, na sexta-feira, participou no acto provincial das comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional e encabeçou visitas a infra-estruturas sociais em curso no Huambo.
Para domingo consta a participação no culto religioso na Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e na segunda-feira reunião de balanço com a direcção do partido no Huambo.
De acordo com os resultados definitivos das eleições de 24 de Agosto último, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, o MPLA obteve no círculo provincial do Huambo 308 mil 731 votos, elegendo três deputados, de um total de 561 mil 326 eleitores, dos um milhão, 103 mil 685 previstos.