Uíge - O presidente da Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, defendeu este sábado, na cidade do Uíge, que o combate à corrupção, em curso no país desde 2017, deve atingir todos os implicados, para a moralização da sociedade e credibilizar o Estado e suas instituições.
O político, que falava à margem do seminário sobre autarquias locais, considerou a corrupção um dos males que enferma o Estado, a sociedade e a qualidade da democracia.
Por essa razão, considerou que um Estado corrupto perde legitimidade, uma vez que torna pouco efectivo o primado da Lei e acaba perdendo a confiança do povo.
Por outro lado, destacou a importância da implementação de políticas macroeconómicas destinadas à melhoria do potencial de oferta da economia, através da promoção da eficácia dos mercados e dos sectores de actividade que contribuem para maior taxa de crescimento do produto real da economia.
Quintino Moreira fundamentou que se deve criar políticas estruturais que reduzam o peso do sector público na economia, transformar os menos produtivos em mais produtivos, ajustar os salários ao custo de vida e outras medidas para o crescimento económico de médio e longo prazos.
Em função da situação que o país vive, Quintino Moreira entende ser necessário implementar as autarquias locais, sendo uma espécie de contra-poder capaz de equilibrar e mitigar as mais variadas preocupações enfrentadas pela população angolana.
Militantes da APN no Uíge em formação sobre autarquias locais
Uíge - Quatrocentos militantes da Aliança Patriótica Nacional (APN) estão a participar este sábado, na cidade do Uíge, de um seminário de capacitação sobre as autarquias locais, a fim de se informarem sobre este sistema de governo.
Acção formativa, que terá a duração de um dia, vai abordar sobre “ Eleições autárquicas, desafios do partido APN rumo às eleições autárquicas".
Na ocasião, Quintino António Moreira disse que a acção formativa marca a abertura do ciclo nacional de formação, para a capacitação dos dirigentes, quadros e militantes da APN sobre as vantagens da implementação das autarquias locais no país.
Sobre a formação política que lidera, Quintino Moreira disse que o partido vive um momento bastante aceitável.
O político, que se encontra desde sexta-feira em visita de trabalho à província do Uíge, irá seguir para Huíla, Namibe e outras regiões do país. EP/JAR