Ondjiva - O comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos, defendeu, esta quarta-feira, a elevação dos níveis de segurança pública na província do Cunene, de forma a garantir estabilidade, paz social e desenvolvimento social e económico da região.
O comissário-geral fez este pronunciamento na cerimónia de apresentação e passagem de pastas do novo delegado e comandante da Polícia Nacional no Cunene, comissário Alberto Mutunga.
O novo comandante substituiu no cargo o comissário-chefe António Leitão, que vai exercer as funções de comandante da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégicos, órgão virado à garantia da protecção e segurança das infra-estruturas no país.
Na ocasião, disse que a cerimónia marca o início das funções do actual comandante para o cumprimento das missões policiais com profissionalismo e brio, no sentido de garantia a estabilidade e segurança das populações, assim como o normal funcionamento das instituições.
Lembrou que a segurança pública é uma responsabilidade dos órgãos do Estado, que devem contar com a participação da sociedade, para se elevar os níveis e garantir a estabilidade e segurança das comunidades.
O comandante-geral pediu aos efectivos de diferentes órgãos para que prestem apoio incondicional ao novo comandante, de modo a desempenhar com sucesso as suas funções, num clima de união e espírito de colaboração mútua.
Arnaldo Carlos destacou o profissionalismo demonstrado por Leitão Ribeiro, na implementação de acções policiais e estratégias que permitiram a prevenção e combate os vários tipos de crimes.
Por seu turno, o comissário Alberto Mutunga prometeu trabalhar em equipa, dar continuidade ao trabalho anterior e implementar outras acções contando com a colaboração de todos para melhor servir e preservar os bens da população.
Já o comandante cessante, comissário-chefe Leitão Ribeiro disse que terminou a sua missão com o dever cumprido, apelando à maior apoio ao seu sucessor no sentido de manter a estabilidade da segurança pública nas comunidades.
Leitão Ribeiro dirigiu o cargo de comandante provincial e delegado do Ministério do Interior no Cunene num período de quatro anos.
A cerimónia de apresentação foi testemunhada pela governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, membros do governo e oficiais do comando-geral, da delegação do Interior e da polícia. PEM/LHE/SC