Luanda - O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, reafirmou hoje (quarta-feira), em Luanda, que a organização continua a trabalhar com os líderes dos partidos políticos para o consenso do dia 14 de Abril, como data comemorativa dos jovens angolanos.
Isaías Kalunga fez essa afirmação no acto central do Dia da Juventude realizado no Cine Atlântico, distrito urbano do Rangel, recordando que a referida data não é partidária, mas de toda a juventude angolana.
Disse que o CNJ vai continuar a criar espaços de debate para que o consenso venha a imperar a nível das organizaçoes juvenis.
Acrescentou que o CNJ continua a realizar encontros permanentes com todas as organizações de jovens de partidos políticos com e sem representação parlamentar , apesar de muitos deles optarem por levar as inquietações para o campo político.
"Quanto aos que votaram contra o 14 de Abril, como Dia da Juventude o CNJ vai continuar a trabalhar com eles para alcançar o desejado, porque em actos electivos é normal que alguns votem a favor e outros contra", lembrou Isaías Kalunga.
Apontou como os prinncipais desafios do CNJ a interação com o Executivo no sentido de orientar os governos provinciais com centralidades ou projectos habitacionais a ceder os 20 por cento que por Lei devem beneficiar os jovens, para minimizar o sofrimento da juventude, quanto a obtenção de habitação.
Em relação aos Governos provinciais que não possuem os projectos habitacionais, estes que façam a distribuição de terrenos infra-estruturados, com energia eléctrica e água potável, para os jovens poderem erguer as suas residências.
Essa data foi aprovada em 2005, durante uma assembleia realizada, por jovens, em Cabinda que aprovou o 14 de Abril como a data comemorativa da juventude angolana em homenagem ao heroi nacional Hoji Ya Henda.