Malanje- O Presidente da Comissão Provincial Eleitoral em exercício, Inácio Manuel, exortou hoje, sexta-feira, os comissários provinciais e municipais a pautar pela lisura na supervisão do processo de registo eleitoral oficioso em curso no país, visando o seu êxito.
Ao intervir na cerimónia de encerramento do seminário sobre Supervisão do Registo Eleitoral Presencial e Educação Cívica Eleitoral para as Eleições Gerais de 2022, o responsável destacou também a necessidade da observância do princípio do respeito às diferenças políticas entre os comissários.
Reforçou a importância do registo eleitoral, por constituir uma inscrição prévia que habilita o cidadão a exercer o seu direito de voto.
Neste sentido, disse esperar dos comissários, enquanto entes com missão de supervisionar o processo, uma actuação que concorra para a mobilização dos cidadãos em idade eleitoral a aderir ao registo, rumo à coesão social e fortalecimento do Estado Democrático e de Direito.
A formação que teve a duração de algumas horas e que juntou comissários provinciais e municipais, chefes de departamento e de secções da Comissão Provincial Eleitoral, abordou temas relacionados com o registo eleitoral presencial e o funcionamento do Balcão único de Atendimento ao Público (BUAP), supervisão do registo eleitoral presencial e perspectivas para as eleições gerais de 2022.
Refere-se que a primeira fase do processo de actualização do registo eleitoral arrancou a 23 de Setembro e termina a 31 de Dezembro, estando a segunda etapa marcada para Janeiro a Março do próximo ano.
O registo eleitoral oficioso está a ser operacionalizado pelo BUAP.