Lobito - Munícipes do Lobito, província de Benguela, manifestaram esta segunda-feira o seu desagrado face à morosidade no atendimento nos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), quando faltam dez dias para o término do registo eleitoral oficioso.
Numa ronda efectuada pela Angop, foi visível as enchentes nos vários balcões de atendimento logo às primeiras horas da manhã, com os cidadãos a reclamarem do tempo de espera para serem atendidos e a exigirem mais celeridade ao processo.
A jovem Dolfília Salumbo, de 32 anos de idade, residente no bairro 27 de Março “Lixeira”, zona alta da cidade, entrevistada pela Angop, explicou que teve de chegar ao local às 5 horas, para ser atendida apenas às 13.
Aproveitou para denunciar o incumprimento da ordem de chegada por parte dos seguranças que, segundo ela, priorizam os agentes da polícia, bombeiros e pessoas conhecidas que chegam no momento, desrespeitando inclusive os idosos.
Já o cidadão António Rodrigues, de 50 anos, residente no bairro da Santa-Cruz, limite entre os municípios do Lobito e da Catumbela, disse que desde as 7 horas da manhã, período em que chegou ao Balcão da Restinga, depois de 8 horas de espera na fila, ainda não havia conseguido actualizar os dados.
"Mesmo sendo a terceira pessoa na fila de idosos, ainda aqui estou", desabafou.
Outros munícipes interpelados nos BUAP da Restinga e da Bela Vista também manifestaram a mesma inquietação, tendo sugerido que deveriam ser instalados unidades para o efeito.
Entretanto, o director municipal dos Registos e Modernização Administrativa do Lobito, Jaime Neves da Costa, informou que esta situação será corrigida com o novo horário em vigor, que passou a ser das 8 horas às 21 horas nos dias úteis e a inclusão dos fins-de-semana.
“A falha do sistema em alguns momentos, também torna o atendimento mais lento”, afirmou o director, acrescentando que o reforço do novo balcão, montado recentemente no bairro da Canata e um outro, num ponto a ser estudado, vai contribuir para a fluidez do processo.
Anunciou a entrada de mais jovens que estão a ser formados, com o objectivo de reforçar os pessoal de serviço, o que vai permitir aumentar o atendimento de 200 para 300 utentes por dia, em cada BUAP.
Jaime da Costa aproveitou a ocasião para repudiar o comportamento de alguns citadinos que utilizam palavras ofensivas e arremessam pedras, dificultando o trabalho. “Só com a intervenção da polícia é que se consegue restabelecer a ordem”, disse.
Funcionam actualmente no Lobito cinco BUAP, nomeadamente da Bela Vista, Restinga, comunas da Canjala e Egipto Praia, bem como o da Centralidade local..
Por outro lado, no próximo sábado, a Comuna do Egipto pode terminar o registo e reforçar a sede municipal, que está apenas com 60 por cento da meta estabelecida, segundo disse o director, sem avançar números.
O processo de registo eleitoral oficioso, no quadro da preparação das eleições gerais de 2022, arrancou em Setembro de 2021, com a previsão de terminar em Março do ano em curso.