Luanda - A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, felicitou esta terça-feira, em Luanda, Margarida Talapa pela eleição como nova líder do parlamento moçambicano.
Segundo uma nota de felicitações, a eleição de Margarida Talapa tem lugar num contexto de grandes desafios para o povo moçambicano, daí a necessidade de redobrar os esforços a favor da paz e da união, bem como do comprometimento em defesa dos mais nobres desígnios da nação moçambicana.
Mostrou-se convicta de que o alto sentido de missão, a "grande experiência acumulada ao longo da brilhante carreira, a força anímica e a tenacidade que a caracterizam vão agregar valor ao papel dos deputados em defesa dos princípios do Estado Democrático de Direito e no processo de desenvolvimento nacional".
Por outro, espera que as duas instituições continuem a fortalecer os laços históricos de amizade e de cooperação e que a nível regional e internacional prossigam as iniciativas pela paz, por parlamentos fortes e credíveis.
Deseja que as duas instituições continuem a desenvolver esforços para a criação do Parlamento da SADC, plataforma que irá impulsionar a cooperação e a integração da região num contexto de paz, de estabilidade e de desenvolvimento.
Margarida Talapa foi eleita esta segunda-feira, em Maputo, presidente da Assembleia da República (AR) com 169 votos.
Margarida Talapa vai dirigir a X Legislatura da AR, cujos deputados tomaram no mesmo dia, na cerimónia convocada e presidida pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.
Com duração de cinco anos, a X Legislatura surge na sequência das VII eleições legislativas que tiveram lugar a 09 de Outubro último e os resultados proclamados a 23 de Dezembro, pela presidente do Conselho Constitucional (CC), Lúcia Ribeiro.
Suportada pela Frelimo, partido no poder, a nova líder parlamentar concorria, na eleição, que foi por escrutínio secreto, com dois adversários, Carlos Tembe e Fernando Jone, ambos do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS). MGM/VIC