Luena – A revitalização da JMPLA com promoções de acções de inclusão e fortalecimento do associativismo juvenil são algumas das promessas das candidatas ao cargo de primeira secretária provincial desta organização no Moxico.
Trata-se de Decremilda Sachula (até então segunda secretária provincial da organização) e Etelvina Bernardo, que concorrem ao cadeirão máximo da organização da província do Moxico, em substituição de Gabriel Sachamuaha, que liderou a organização durante um mandato.
Durante a fase da campanha eleitoral, a candidata Decremilda Sachula, formada em Contabilidade e Administração, apontou a educação e formação profissional, a integração económica dos jovens, bem como o fortalecimento da JMPLA no Moxico como alguns dos seus propósitos em caso de vitória eleitoral.
A mobilização para uma participação activa dos jovens nas decisões políticas e sociais, bem como o apoio às mulheres para a promoção da igualdade de género são outros objectivos desta candidata.
Etelvina Bernardo com atenções no desenvolvimento comunitário
Por sua vez, a candidata Etelvina Bernardo, que frequenta o último ano do curso universitário de Contabilidade e Administração, promete que, caso vença as eleições, poderá apostar oo fortalecimento do associativismo juvenil, considerando ser uma ferramenta que garante o desenvolvimento comunitário e incentivar o empreendedorismo no seio dos jovens.
A candidata almeja igualmente capacitar os jovens da organização com habilidades práticas, para reforçar as oportunidades de emprego, por via de parcerias com instituições de ensino técnico-profissional da região.
O fortalecimento das estruturas de base da JMPLA para garantir uma organização mais eficaz e representativa dos jovens no Moxico e criação de um sistema de monitoramento e avaliação contínua das actividades das estruturas, “tornando a JMPLA num verdadeiro motor de desenvolvimento e mudança” são outros propósitos da candidata.
O acto eleitoral acontece, esta sexta-feira, na XI Assembleia provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos da organização. TC/YD