Cabinda – Uma operação policial da SADC, denominada BASADI, teve início esta quarta-feira, na província de Cabinda, e envolve apenas mulheres afectas aos diferentes órgãos operativos do Comando local da Polícia Nacional, soube hoje a Angop.
O objectivo da BASADI, de carácter regional e que só envolve mulheres polícias, é combater crimes como homicídios, exploração e abuso sexual, tráfico de seres humanos, raptos, sequestros, bem como ofensas corporais, cujas vítimas são mulheres e crianças.
Segundo uma nota de imprensa da delegação provincial de Cabinda do Ministério do Interior chegada à Angop, a operação será coordenada pela Rede Mulher Polícia de Angola em cooperação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), Interpol e Serviço de Migração e Estrangeiros (SME). O seu término está previsto para o final deste mês (Dezembro).
A propósito, o segundo comandante provincial da PN em Cabinda para protecção e intervenção, Francisco Notícia Baptista, encorajou a Rede Mulher Polícia de Angola a combater as acções criminosas e augura que sejam alcançados os resultados desejados.
A referida operação vai decorrer neste mês de Dezembro em simultâneo nos territórios da região da SADC, sendo esta a 11ª edição, e os resultados deverão ser remetidos ao Bureau regional em Harare (Zimbabwe) da SARPCCO.
A SARPCCO é um órgão do Comité Inter-Estatal de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e tem como missão promover, reforçar e perpectuar a cooperação e encorajar estratégias conjuntas para a gestão de todas as formas de crimes transfronteiriços, com implicação sub-regional.
A ideia da fundação de uma organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC surgiu a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, Reino de Eswatini, ex-Swazilândia
Na conferência dos chefes de Polícia, que teve lugar em Victoria Falls (Zimbabwe), em 1995, após ratificarem as decisões da Eswatini, estes decidiram-se pela apresentação do projecto da criação do Bureau Sub-Regional da Interpool e o secretariado da SARPCCO.
Com efeito, em 2 de Agosto de 1995, os ministros de tutela aprovaram as resoluções e as recomendações do projecto de criação da Organização e Cooperação dos Chefes de Polícia da África Austral.
Estiveram na base da fundação da SARPCCO onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.