Cabinda – Os postos dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), na cidade de Cabinda, registam enormes filas de cidadãos que, neste último dia, pretendem actualizar os seus dados de registo eleitoral.
Nesta altura, os postos do Largos 1º de Maio, do parque da RNA, da Administração Municipal, Centralidade 4 de Abril - Chibodo e do PUNIV são os mais concorridos.
Para a camponesa Albertina da Conceição, de 58 anos de idade, apesar da demora e das enchentes que se registam hoje, último dia, o processo está a fluir.
“Vim agora actualizar os meus dados porque estava numa área que não me permitiu fazer o meu registo e actualizar os dados”, ressaltou.
Já Agostinho Temo, de 51 anos de idade, mostrou-se satisfeito com a forma de atendimento, mas sugeriu o aumento ou dilatação do prazo de actualização para mais 20 ou 25 dias, no sentido de permitir que todos os que estão abrangidos para o efeito façam o seu registo, a fim de cumprirem com o seu direito de cidadania.
Enquanto isso, António Sebastião, estudante e eleitor pela primeira vez, referiu que não fez a actualização mais cedo porque o seu cartão eleitoral tinha sido extraviado por isso entendeu esperar que as enchentes diminuíssem e, como isso não aconteceu, teve que cumprir a fila para cumprir o seu dever.
O secretário provincial dos Registos e Nodernização Administrativa de Cabinda, Luís Eduardo Wilson, referiu que, apesar das enchentes que se registam neste últimos dias, o processo decorre com normalidade e para o dia de hoje irão atender até ao último cidadão.
Indicou que para reforçar o atendimento foram também instalados postos móveis na periferia da cidade que estão a trabalhar aos fins-de-semana e que tem vindo a incentivar os cidadãos a aderirem a esses locais.
Cabinda conta actualmente com 13 BUAP, sendo três postos instalados em cada município com 36 operadores.
No âmbito do registo eleitoral oficioso aproximadamente mais de 90 mil cidadãos já actualizaram os seus dados e cartões de munícipe, desde Setembro de 2021 atá a presente data.