Cabinda – Uma delegação de diplomatas de países membros da União Europeia (UE) encontram-se na cidade de Cabinda, desde esta quinta-feira, com o objectivo de inteirar-se sobre o desenvolvimento sócio económico e político da região.
Liderada pela embaixadora Jeannette Seppen, chefe da missão da União Europeia em Angola, a comitiva manteve já, esta manhã, no Palácio local, um encontro com o vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira.
Do governante local, receberam informações sobre as potencialidades económicas e os projectos estruturantes em curso, com destaque para o Terminal do Portuário do Caio do Porto de Cabinda e a Refinaria local.
Na ocasião, Miguel dos Santos Oliveira desejou as boas vindas à delegação, tendo realçado a estabilidade política que tem permitido bons níveis de crescimento nos vários sectores da vida sócio económica e política, com destaque para os da agricultura, pescas, saúde, energia e água.
Por seu turno, a diplomata Jeannete Seppen referiu que a deslocação à cidade de Cabinda ocorre no quadro das actividades anuais desta missão em Angola, que define cada ano uma província para o efeito, no sentido de constatar o seu desenvolvimento sócio económico e político.
“Este ano viemos à Cabinda para também, a semelhança de outras províncias onde já visitamos, como a Huíla e Cunene, sabermos como está o seu desenvolvimento, conhecer as potencialidades nos vários domínios económico, social e turístico e também manter encontros com a sociedade civil e partidos da oposição representados na região”, disse.
Disse, por isso, ser uma responsabilidade dos diplomatas conhecerem outras partes de Angola. “Estamos em Cabinda, onde vamos aprender os sucessos e os desafios que nós todos enfrentamos”.
Durante dois dias, os embaixadores e ministros conselheiros das representações diplomáticas da Bélgica, Espanha, Franca, Hungria, Portugal, Polónia, Roménia e Finlândia vão visitar o Terminal Portuário do Caio do Porto de Cabinda.
No último dia da estadia na região, sexta-feira (21), a comitiva desloca-se ao município turístico de Cacongo, que dista cerca de 46 km a Norte da cidade de Cabinda.
No início do mês de Março deste ano, Jeannete Seppen esteve em Cabinda onde anunciou a realização, em Maio deste ano, na cidade de Benguela, de um Fórum Empresarial no intuito de incentivar o investimento de empresas e empresários europeus em Angola.
A União Europeia e Angola têm uma parceria forte nos domínios da economia, política e da cooperação, que tem atraído mais empresas e empresários europeus para investirem em Angola.
Em Cabinda, a UE tem apoiado o projecto da Word Vision e o Centro Social dos Salesianos Dom Bosco. PL/SC