Cabinda - O comandante do Exército, general João Serafim Kiteculo, chamou a atenção ao Comando da Região Militar Cabinda (RMC) para a importância da continua colaboração com os demais órgãos de defesa, segurança e ordem interna na província.
O oficial general discursava, esta, sexta-feira, durante acto de encerramento da 19ª Reunião de Balanço Anual do Comando da Região Militar Cabinda, onde referiu que a postura visa reforçar a colaboração nas tarefas da manutenção da paz, livre circulação e tranquilidade pública na região.
Sublinhou a importância das reuniões de balanço por permitirem avaliar as ordens do comando superior e constituirem-se como fontes de inspiração e atuação permanente na concessão dos planos e programas que contribuam para a mudança de atuação dos efetivos, preparando o seu aperfeiçoamento, a fim de estarem a altura das disposições no cumprimento escrupuloso dos interesses mais nobres da pátria.
Para o ano de instrução, que terá início em Março, João Kiteculo exortou a todos os comandantes e chefes de distintos níveis a adoptar medidas de contenção na gestão de tudo aquilo que o comando superior disponibiliza para as unidades e subunidades no quadro do melhoramentos de condições de preparação combativa educativa e patriótica, de trabalho, alimentação, saúde e aquartelamento das tropas.
Apelou ainda à atenção dos comandantes e chefes dos distintos níveis de hierarquia ao fenómeno comportamental, sobretudo dos jovens, que muitas vezes fazem mau uso das redes sociais, expondo-se com uniforme militar em actos que retiram a dignidade e o bom nome das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Essa atitude, advertiu, é punível nos termos da lei dos crimes militares, devendo para tal reforçar o trabalho de ducação moral, cívica e jurídica, a fim de acelerar no seio dos efetivos, o dever patriótico com disciplina e civismo.
Encorajou os comandos das unidades e subunidades a criarem iniciativas de sustentabilidade, com a promoção de actividade ligadas a agricultura e criação de pequenos animais e, nos tempos livres das tropas, a realização de atividades desportiva para o diversificar a dieta bem como manter a saúde física no seio das tropas.
Durante dois dias, os comandantes de distintas unidades e subunidades da RMC analisaram a situação politica e militar da região e a prontidão das tropas, onde consideraram de estável o clima político militar com a livre circulação de pessoas, meios e bens.
Foram ainda exortados a continuarem a melhorar os métodos de elaboração e execução dos aspectos administrativos e operativos.
O evento considerou o ano de instrução 2022/2023 de promissor, que visou dotar melhores condições de vida das tropas bem como a coesão, lealdade e prontidão.
A reunião decorreu sob o lema, "Região Militar Cabinda com Disciplina, Coesão, Lealdade, Prontidão e Organização, Firmes para o Desafio do Futuro". PL/SC