Cabinda – O consulado angolano nos departamentos de Ponta-Negra e Kouilou, República do Congo, iniciou, esta sexta-feira, a entrega oficial dos bilhetes de identidade já emitidos aos cidadãos angolanos residentes há vários anos nas duas circunscrições.
Em declarações à ANGOP, o Cônsul Geral de Angola em Ponta-Negra, Samuel Andrade Cunha, referiu que o Posto de Identificação Civil tem disponivéis 374 bilhetes de identidade emitidos, dos 632 pedidos formulados pelos cidadãos angolanos em Ponta-Negra e Kouilou.
Na cerimónia de entrega, 50 cidadãos, que receberam pela primeira vez o documento de cidadania angolana, manifestaram satisfação.
Samuel Andrade ressaltou ainda que o momento que se vive em Ponta-Negra no seio dos angolanos é expectante e de muita alegria, tendo em conta que possam a circular com identidade no Congo e por permitir a obtenção do passaporte angolano.
O consulado adoptou o horário de segunda-feira a quinta-feira, no período matinal, para a recepção dos processos de emissão de BI e as sextas-feiras reservadas para a entrega do bilhete emitido.
Desde a instalação do Posto de Identificação Civil do Consulado Angolano em Ponta-Negra, em Dezembro de 2021, o processo decorre sem sobressaltos, com a contínua recepção de documentos para emissão do BI, para tratar cédulas e assentos de nascimento, cujo objectivo é de atribuir a cidadania angolana aos cidadãos nacionais que vivem há muitos anos nessa região.
O processo vai também permitir com que os cidadãos possam exercer o seu direito de voto, nas eleições gerais marcadas para 2022.