Malanje- O Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) instalado na Administração Municipal de Malanje e postos fixos de registo eleitoral, registam hoje, um movimento razoável dos cidadãos na adesão ao processo.
Numa ronda efectuada pela Angop, notou-se um número abaixo da expectativa, sendo que tem sido habitual o registo de enchentes nos últimos dias à semelhança dos processos anteriores.
Segundo alguns operadores do referido BUAP, essa redução deveu-se ao período extraordinário de atendimento aos fins de semana e no período de noite, altura em que muitos cidadãos aproveitaram para actualizar os seus dados e efectuar registos pela primeira vez.
Explicaram que até segunda-feira registou-se uma enchente considerável, mas hoje apesar do número de eleitores estar acima dos dias anteriores, não era esperado, pelo que previa-se enchente considerável.
Para dar resposta ao elevado número de cidadãos previstos, foram mobilizados 25 operadores, contra os cinco que atendiam anteriormente.
O registo eleitoral oficioso teve início em Setembro de 2021 e termina dentro de horas e prevê para a província de Malanje, a actualização e registo de 228 mil e 59 eleitores.
essa cifra, de acordo com o director dos Registos e Modernização Administrativa, Lando Pacheco, não se atingiu até ao momento, pelo que, aguarda-se nas próximas horas, as estatísticas das zonas de difícil acesso.
A campanha conta com 52 BUAP, vários postos móveis de registo e 156 operadores, espalhados pelos 14 municípios.
Até segunda-feira última, o processo foi apoiado por um helicóptero da Força Aérea Nacional (FAN), com vista a permitir atingir as áreas de difícil acesso dos municípios de Marimba, Massango, Quela, Quirima e Cunda-Dia-Base.