Huambo – O segundo comandante da Região Militar Centro, brigadeiro António José Neto, destacou a capacitação dos comandantes de batalhão/grupo na melhoria dos métodos de planeamento, organização e uniformização dos critérios de interpretação e execução de ordens.
O oficial general, que falava hoje na abertura do Concentrado Metodológico dos Comandantes de Batalhão/Grupo da Região Militar Centro (RMC), disse que estes métodos visam, igualmente, a interpretação e execução das disposições e indicações baixadas superiormente, face aos novos desafios que pesam sobre as Forças Armadas Angolanas, o Exército e, no caso vertente, esta zona castrense.
Referiu que a capacitação destes responsáveis militares resulta da grande experiência das FAA e, particularmente, do Exército, em acções de guerra e contra-guerrilha, que lhe garantiram um patamar de excelência regional.
O brigadeiro António José Neto disse que a realização do instrutivo metodológico visa o cumprimento de mais um ano de instrução, já no segundo período, para dar corpo as actividades de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica 2022/2023.
Explicou que os concentrados metodológicos a distintas especialidades, fazem parte das prioridades do plano de tarefas do Comando Superior, em geral, e do Comando da Região Militar Centro, em particular, a cumprir no decorrer de cada ano de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica.
Disse tratar-se de um acto de cultivo e fortalecimento da organização e disciplina, para que se mantenha o efectivo sempre firme e disponível para o cumprimento íntegro das missões superiormente emanadas.
Desta forma, acrescentou, aconselha-se ao cumprimento, com determinação e rigor, dos planos demarcados para este concentrado, dentro do espírito de corpo e coesão, por ser uma das qualidades que fez com que, na fase difícil, as Forças Armadas Angolanas tivesse que assumir a defesa da Pátria das agressões externas e manter a integridade do território nacional.
O brigadeiro António José Neto, que falava em representação do comandante da Região Militar Centro, que engloba as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huambo (quartel-general), informou que o concentrado metodológico visa, igualmente, conferir aos participantes habilidades técnicas e tácticas necessárias para poderem exercer a sua actividade profissional com eficiência.