Viana – O presidente do PRS, Benedito Daniel, foi reeleito, quinta-feira, com 671 votos, em acto que marcou o encerramento do V congresso daquela agremiação política.
O pleito resultou ainda em 26 votos brancos, um nulo e 303 boletins não usados.
Benedito Daniel concorreu sozinho à sua própria sucessão, porque a candidatura de Gaspar Fernandes não foi aceite por falta de tempo suficiente na organização, enquanto Sapalo António desistiu, ausentando-se do conclave.
Mil e um delegados participaram do acto, que discutiu e aprovou a acta e o relatório do congresso anterior, bem como revisou emendas aos estatutos, definiu estratégias e programas do partido e o seu o pensamento sobre a implementação das autarquias.
No seu discurso, o político reiterou o federalismo como sistema para uma distribuição justa das riquezas e justiça social,
Por sua vez, o presidente honorário do partido, Eduardo Kuangana apelou à unidade e trabalho árduo dos militantes para os desafios das autarquias e as eleições de 2027.
O V congresso do PRS, que elegeu também os 241 membros do Comité Nacional, decorreu de 1 a 3 de Outubro sob o lema “ Defender o Povo, Renovar o País, Construir a Nação".
Benedito Daniel é o segundo presidente do PRS eleito pela primeira vez em 2017, sucedendo a Eduardo Kuangana que liderou o partido por 27 anos.
O PRS foi fundado a 18 de Novembro de 1990 e define-se como de centro esquerda com ideologia federalista e progressista.AA/HDC/ART