Moçâmedes - As autoridades tradicionais da província do Namibe tomaram conhecimento esta quinta-feira, em Moçâmedes, dos benefícios da Nova Divisão Política Administrativa, aprovada pela Assembleia Nacional, que atribui a região nove municípios, contra os cinco anteriores.
Num encontro dirigido pelo administrador municipal, de Moçâmedes, Abelardo Lemba, as autoridades tradicionais foram informados sobre os ganhos que as novas medidas trarão para as comunidades, nomeadamente em sectores como a saúde, educação, estradas, energia, entre outros.
No encontro, foram também abordados diversos temas ligados à violência doméstica, abusos sexuais de menores, vandalização de bens públicos e práticas de assalto a mão armada, dentro das comunidades.
Na ocasião, o responsável disse que doravante cada autoridade tradicional deve conhecer a área de jurisdição e actuar conforme a lei junto às comunidades, começando mesmo com a informação aos populares sobre os benefícios desta Nova Divisão Política Administrativa.
"Neste encontro bastante positivo pudemos informar às autoridades tradicionais alguns aspectos técnicos, sendo que antes, muitos faziam parte apenas das comunas, hoje municípios", esclareceu.
Por sua vez, o soba municipal Baculaco Tumanissa afirmou ter ficado esclarecido com as informações recebidas e que agora com o surgimento de novos municípios haverá maior capacidade de atender às preocupações da comunidade da sua jurisdição.
"Estávamos confusos, sobre como iríamos resolver os problemas do povo, porque não sabíamos como ou onde iríamos trabalhar, mas agora já estamos todos esclarecidos, agora cada soba já sabe qual é o município que vai actuar e assim fica mais fácil de resolver os problemas", concluiu. LG/FA/VIC