Dundo – Quinhantos e três cidadãos da República Democratica do Congo (RDC), foram repatriados ao país de origem, pelas autoridades policiais da província da Lunda-Norte, por entreda e permanencia ilegal no territorio nacional.
A informação foi prestada esta quarta-feira, à ANGOP, pelo chefe de departamento de Comunicação Institucional e Imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional, Domingos Muanafumo, sublinhando que a detenção dos imigrantes ocorreu durante uma micro-operação conjunta entre os vários órgãos do Ministério do Interior.
Disse que os imigrantes, dos quais 68 crianças, tentavam se fixar em zonas de exploração de diamantes nos municípios de Cuango, Caungula, Louva, Chitato e Cambulo.
Durante a micro-operação, prosseguiu, foram também apreendidos mil e 955 litros de combustível (Gasoleo e Gasolina), contrabandeado, que tinha como destino a RDC, onde seria comercializado.
Sem especificar o número de cidadãos envolvidos, o responsável fez saber que o combustível será arrolado ao processo-crime a ser encaminhado ao Ministério Público.
A província da Lunda-Norte partilha uma fronteira com cerca de 700 quilometros de extensão com a RDC.
Por outro lado, o responsável fez saber que foi igualmente detido um cidadão de 27 anos, no município do Mussungue, por suposto furto de 984 mil e 600 kwanzas da Empresa Pública de Águas e Saneamento da Lunda-Norte (EPAS).
Realçou que trata-se de um funcionário da instituição, que aproveitou-se da ausência dos colegas e simulou o arrombamento da porta que dá acesso à tesouraria e de seguida subtraiu os valores.
Fez saber que os valores subtraídos foram recuperados, e que, o cidadão foi encaminhado ao Ministério Público para os devidos trâmites legais.QB/HD