Luanda - O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, reiterou esta terça-feira a aposta do seu partido na promoção da mulher angolana, com base na sua capacidade e eficiência.
Como prova da aposta, João Lourenço realçou a indicação de uma mulher como candidata ao cargo de Vice-presidente da República, Esperança Costa, em caso de vitória do seu partido.
Ao falar no tempo de antena da rádio, no quadro da campanha eleitoral, o político referiu que além da candidata à vice-presidente, metade dos integrantes da lista do MPLA é mulher.
João Lourenço considera a promoção da mulher como uma evolução, não apenas na sua formação política como também na sociedade angolana.
"Às mulheres demonstram capacidade e eficiência tanto quanto aos homens. Os homens estão prontos para o convívio, em igualdade, pelas conquistas das suas mães, esposas e filhas", disse ao sustentar que Angola está a construir um espaço igual para todos (mulheres e homens) .
Valorização da mulher
No mesmo tempo de antena, a candidata a Vice-presidente da República, Esperança Costa, admite que, cada vez mais, o Executivo está focado no contributo e na valorização da mulher angolana.
Na sua opinião, a valorização do contributo da camada feminina na sociedade já é uma causa nacional, pelo que augura a contribuição das mulheres para o progresso de Angola, com união e coesão (…).
A campanha eleitoral decorre de 24 de Julho a 22 de Agosto. As eleições acontecem no dia 24 e terão a participação de 14 milhões, 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem na diáspora.
Sete partidos políticos e uma coligação concorrem nestas eleições gerais que são as quintas de Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.